Rio Branco, 15 de outubro de 2025.

Seagro3

“É o reconhecimento de um trabalho feito de grão a grão”, diz grande vencedor do Qualicafé 2025

Com 89,5 pontos, o café robusta produzido pelo produtor xapuriense José Sebastião de Oliveira conquistou o primeiro lugar no 3º Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Acre, o Qualicafé. Em entrevista ao Portal Acre nesta sexta-feira, 10, após o grande anúncio, José Sebastião compartilhou que é gratificante receber o reconhecimento de um trabalho que é feito de grão em grão.

Premiação consolida Xapuri como terra do melhor café do Acre. Foto: Emely Azevedo

“O nosso trabalho é de muita luta, e fazemos ele com toda a expectativa, de que todo aquele cuidado com os grãos e com a lavoura, renda caroços de café de qualidade. Só tenho a agradecer a Deus em primeiro lugar, por ter me honrado e permitir que eu esteja aqui, porque isso é muito importante”, disse o produtor.

Sebastião ainda citou que a conquista se torna mais gratificante pelo fato de que Xapuri ainda caminha para o desenvolvimento no setor cafeeiro.

“O nosso município tem outras culturas que são destaque, e Xapuri por si só tem uma carga muito forte, tanto no Brasil como no mundo todo, então vale muito a pena ser produtor no Acre, principalmente aqui na nossa terra, e poder contribuir para a produção”, pontuou.

Vencedor compartilhou que produção é negócio familiar. Foto: Emely Azevedo

A premiação, no valor de R$ 55 mil, deve fortalecer a produção da família Oliveira. A esposa do produtor, que também auxilia na produção, destacou que a vida no campo é árdua, mas também motivo de orgulho. “Ser esposa de agricultor não é nada fácil, é muita luta, temos que colocar a mão na terra, plantar, mas graças a Deus estamos aqui, mostrando que a gente conseguiu”, reforçou.

Para o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, o primeiro lugar representa uma conquista significativa para o município. “Isso mostra a qualidade da nossa terra e a força do nosso produtor. A gente na prefeitura tem se esforçado muito pra estar ao lado da agricultura familiar, e também temos um programa de destoca e mecanização que leva maquinário de forma gratuita às comunidades rurais. Vamos fortalecer o cultivo do café e do cacau no interior da nossa Reserva e dar qualidade de vida pro nosso povo. Xapuri tem o melhor café do Acre e precisamos levar esse café pro Brasil”, finalizou.

Compartilhe em suas redes

Sem fronteiras 4