
O vereador Fábio Araújo (MDB) apresentou na sessão desta quarta-feira, 22, na Câmara de Rio Branco, um Projeto de Lei (PL) que propõe a realização de mamografia de rastreamento em mulheres a partir de 40 anos, no âmbito da rede municipal de saúde.
A mamografia de rastreamento é um exame de rotina, feito em mulheres assintomáticas, para detectar precocemente o câncer de mama. O objetivo do exame é encontrar alterações suspeitas, como nódulos ou cistos, antes que se tornem perceptíveis ao toque ou causem sintomas.
“O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A detecção precoce é o principal fator que aumenta as chances de cura e reduz a mortalidade. Estudos comprovam que o rastreamento regular, por meio da mamografia, possibilita o diagnóstico em estágios iniciais, o que amplia significativamente as possibilidades de tratamento eficaz e menos invasivo”, diz parte do texto do PL.
Conforme a proposta, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades burocráticas e barreiras de acesso aos exames preventivos, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
A proposta tem como objetivo simplificar o processo de acesso, ao dispensar a exigência do pedido médico, e tornar o rastreamento mais ágil e acessível.
“Além de estimular a autonomia da mulher sobre sua saúde. Modelos semelhantes já foram implementados com sucesso em diversos municipios brasileiros como Muriaé (MG), demonstrando que a iniciativa é viável, eficaz e de fácil execução administrativa”, detalha o projeto.