Rio Branco, 15 de outubro de 2025.

Aleac_Queimadas_09-25

Governo do Acre lança programas para erradicação do alcóol e outras drogas entre crianças e adolescentes 

Gladson destacou que programas buscam salvar a vida de adolescentes: Foto Emely Azevedo

Com o intuito de fortalecer as políticas de erradicação do alcóol e outras drogas nos espaços educacionais de nível fundamental I e II, o Governo do Acre realizou nesta segunda-feira, 6, o lançamentos do Programas #TamoJunto e Elos, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

A iniciativa busca garantir a segurança e bem-estar de crianças e adolescentes acreanos na fase essencial para o desenvolvimento social e emocional, assim como construir um ambiente saudável e livre de comportamentos de risco para toda a sociedade.

Para o governador Gladson Camelí, a ação é uma forma de salvar vidas. “Esse é um passo importantíssimo que o Governo está dando em prol de sua população e cada vez mais nós desejamos ampliar essa ação e criar condições, para que esse trabalho de conscientização e prevenção chegue em todos os municípios”, disse o gestor.

De acordo com a vice-governadora e secretária de Assistência Social, Mailza Assis, os programas irão levar informação qualificada por meio da preparação e formação dos professores. “E essa capacitação une todas as secretárias, da área de educação, saúde, assistência social, todos juntos em prol das nossas crianças, de orientar que nossas crianças sigam pelo caminho de uma vida saudável e que diz não às drogas”, pontuou.

Aberson Carvalho, gestor da educação, participou do evento: Foto Emely Azevedo

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, explicou que o programa fortalece o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. “Essas ações são de extrema importância para a prevenção, conscientização e formação dos nossos estudantes. Infelizmente, o Brasil como um todo vive os impactos do uso e do abuso de drogas, e nada mais justo que a gente trabalhe para construir o futuro das gerações futuras”, explicou.

Já para o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, é de extrema importância unir esforços para garantir a saúde física e mental das crianças e adolescentes. “Queremos contribuir com essa ação educativa, levando saúde mental, saúde emocional, porque isso com  certeza irá se refletir em jovens fortalecidos, assim como as políticas de combate as drogas*, compartilhou.

Pedro Pascoal destacou a união de esforços para lutar contra o uso de alcóol e drogas entre os jovens: Foto Emely Azevedo

A estudante da Escola Estadual Maria Chalub Leite, Paulina dos Santos, relata que é essencial existir um protejam voltado para a juventude. “Não é só conscientização, é contribuir para que todos os estudantes tenham acesso a informações e orientações tão necessárias”, finalizou.

Jovens elogiaram a iniciativa do governo: Foto Emely Azevedo

Compartilhe em suas redes

Seagro3