Rio Branco, 24 de junho de 2026.

Construção_1200x200px (2)

Vereadora Elzinha Mendonça repudia fala machista de zagueiro do Bragantino contra árbitra após derrota para o São Paulo

Elzinha se pronunciou sobre o machismo nas redes sociais – Foto: cedida

Neste domingo, 22, a vereadora Elzinha Mendonça publicou um vídeo em suas redes sociais, manifestando repúdio às declarações do zagueiro Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, após a derrota por 2 a 1 para o São Paulo Futebol Clube, no último sábado, 21.

A partida foi válida pelo Campeonato Paulista e teve como árbitra Daiane Muniz. Após o apito final, Gustavo Marques criticou a atuação da arbitragem e fez declarações consideradas ofensivas e machistas.

Em entrevista depois do jogo, o zagueiro afirmou:

“Eu acho que a Federação Paulista tem que olhar para uns jogos desse tamanho, não colocar uma mulher, todo respeito às mulheres do mundo, eu sou casado, eu acho que ela não tem a capacidade de apitar um jogo desse…”

A fala gerou forte repercussão nas redes sociais, com críticas de torcedores, profissionais do esporte e representantes políticos.

Repúdio nas redes sociais

No vídeo publicado neste domingo, Elzinha Mendonça classificou a declaração como absurda e machista.

“Eu estava aqui pensando, que absurdo que em pleno século XXI, com tanto chamamento ao combate à violência doméstica, ao machismo, ao feminicídio, e aí a gente se depara com falas absurdamente escrotas de machismo e misoginia”, afirmou.

A vereadora destacou ainda que o jogador tentou descredibilizar a árbitra por conta do resultado da partida.

“O profissional se valer da sua incapacidade de ganhar um jogo, tentando descredibilizar uma mulher em sua plena sessão profissional. Então, todo o meu repúdio, toda a minha revolta, eu quero manifestar aqui solidariedade à Daiane, árbitra de excelência, que fez o seu trabalho assim como qualquer outro homem faria. Então, esse jogador, escroto, todo o meu repúdio à sua manifestação, rapaz”, declarou.

Debate sobre machismo no futebol

O caso reacende o debate sobre o machismo no futebol brasileiro e os desafios enfrentados por mulheres que atuam na arbitragem. Nos últimos anos, a presença feminina em partidas de grande porte tem aumentado, mas ainda enfrenta resistência e comentários discriminatórios.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Calixto falando ou dizendo?
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
23-2 - DIGITAL ADAPTACAO - PMRB NAS RUAS - 300X250 (GIF)

» Notícias Relacionadas

BANNER NATIVIDA AC - 05 03 2026 (1)_page-0001