Rio Branco, 25 de junho de 2026.

Expoacre 2026

Cruzeiro do Sul inicia distribuição de novos contêineres para melhorar coleta de lixo

Nós próximos dias, cerca de 100 contâneres serão distribuídos – Foto cedida

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia nesta quinta-feira, 25, a distribuição de novos contêineres para armazenamento de resíduos sólidos em diversos pontos da cidade. O Zequinha Lima esteve no galpão da Prefeitura acompanhado pelos secretários municipais de Obras e de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade para acompanhar a apresentação dos equipamentos e o início da distribuição.

A iniciativa integra as atividades desenvolvidas pela gestão municipal no mês do meio ambiente e tem como objetivo oferecer melhores condições para o descarte correto do lixo, contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e saudável. De acordo com o prefeito, a instalação dos contêineres reforça o trabalho permanente realizado pelas equipes de limpeza urbana e coleta de resíduos.

“Hoje estou com a nossa equipe de limpeza, meio ambiente e obras, onde vamos estar distribuindo nesses próximos dias aproximadamente 100 contêineres para melhorar o armazenamento do lixo dos moradores. Queremos mostrar uma cidade cada vez mais limpa e bonita. Estamos no período de verão e a ideia é intensificar ainda mais os trabalhos. É importante que todos colaborem para que possamos ter uma cidade cada vez mais limpa”, destacou Zequinha Lima.

O secretário municipal de Obras, Carlos Alves, explicou que a Prefeitura já realizou a instalação de parte dos equipamentos e continuará ampliando a cobertura nos bairros da cidade.

“Estamos incluindo áreas que precisam de substituição dos equipamentos antigos e locais que ainda não possuem esse serviço. É um trabalho importante determinado pelo prefeito e que já começa a ser executado imediatamente”, ressaltou.

Segundo o secretário de obras a coleta de lixo no município é realizada diariamente, inclusive durante a noite, finais de semana e feriados.“A coleta é contínua, mas infelizmente ainda enfrentamos situações em que parte da população não colabora, deixando resíduos fora dos contêineres, sobre as tampas ou ao redor das caixas, o que dificulta o trabalho das equipes de limpeza”, explicou.

Conscientização sobre o descarte correto do lixo

A secretária municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, enfatizou que a instalação dos contêineres precisa ser acompanhada da conscientização da população sobre a forma adequada de acondicionar os resíduos.

“Esses contêineres são pontos de apoio para o descarte do lixo e não pontos de descarte irregular. Muitas vezes as pessoas colocam os resíduos de forma inadequada, sem fechar corretamente as sacolas ou até mesmo deixam o lixo fora das caixas. Isso facilita a ação de animais, espalha resíduos pelas vias públicas e contribui para a proliferação de ratos, urubus e outros problemas que afetam a saúde pública”, explicou.

Segundo a secretária, a ação faz parte de um conjunto de medidas desenvolvidas pela Prefeitura durante as atividades voltadas ao meio ambiente, buscando reduzir impactos ambientais e promover mais qualidade de vida para a população.

“A gestão municipal tem uma grande preocupação com o descarte correto dos resíduos. O lixo espalhado pelas ruas gera impactos visuais, riscos de acidentes e problemas de saúde pública. Todos têm direito a um ambiente limpo e saudável, mas também têm o dever e a responsabilidade de contribuir para a sua preservação. O poder público está fazendo sua parte, mas a participação da população é fundamental para manter nossa cidade limpa”, concluiu Edna Fonseca.

Compartilhe em suas redes

Construção_1200x200px (2)