Rio Branco, 17 de julho de 2025.

Prefeitura de Rio Branco

Qualificação profissional de 168 acreanos gera novas perspectivas de oportunidades no mercado de trabalho

Os cursos gratuitos são mecanismo de transformação de vidas Foto: Luis Oliveira

Nesta quinta-feira, 17, foi realizada a cerimônia de encerramento da primeira etapa dos cursos do Projeto Empreende-Tur, com a certificação de 168 alunos de cursos de qualificação profissional. O evento aconteceu no auditório do Sebrae Acre, em Rio Branco.

Foram realizados oito cursos nas áreas de Cabeleireiro, Corte e Costura, Excelência no Atendimento ao Público, Gestão Financeira, Manicure e Pedicure, Marketing Digital, Oratória e Técnica de PNL, e Precificação.

A Sarita Vitte, de 45 anos, fez o curso de cabeleireira durante nove meses, mas trabalha na área há bastante tempo. Para ela a formação vai contribuir para a sua vida pessoal e também para a qualidade do trabalho com as suas clientes. 

“É muito importante esse aperfeiçoamento em renovar as tendências, as novas técnicas, porque também vai ajudar minhas clientes, vai trazer para elas tendências da beleza”, conta.

Segundo ela, quando começou na área os cursos, em sua maioria, eram pagos. Com a formação gratuita, ela enxerga uma possibilidade de ampliação do acesso aos conhecimentos.

“Eu não tive essa oportunidade no começo da minha profissão. Então, estou aproveitando a oportunidade, me aperfeiçoando fazendo esse curso e está sendo muito importante tanto para mim”, detalha.

O senhor João Quaresma, de 51 anos, conta que passou por um quadro de depressão e decidiu fazer o curso para não ficar parado em casa, sem ter uma renda.

Aos 51 anos, João tem uma nova profissão Foto: Luís Oliveira

“Uma amiga minha falou que estava tendo inscrição na escola e eu fui atrás de fazer, mas não era para cabeleireiro. Eu ia fazer a inscrição para salgadeiro, mas não tinha vagas, somente para o curso de cabeleireiro. Então, eu me desafiei e consegui fazer esse curso. Agora vou estar (colocando os conhecimentos) em prática e procurar me aperfeiçoar para ganhar minha renda”, pontua.

Morador do bairro 6 de Agosto, o senhor João fala que o principal objetivo, ao iniciar na nova profissão, é oferecer um atendimento acessível para as pessoas da sua comunidade e, também, para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

“A dificuldade também é grande para conseguirmos o nosso material, mas eu fiquei sabendo que vamos ganhar alguns kits e daí para frente eu vou ver se eu consigo montar meu próprio salãozinho em casa mesmo, no meu bairro. E não só ganhar a minha renda, como ajudar também os moradores, fazendo um preço mais acessível, um preço baratinho, cortando também para aquelas pessoas mais carentes de graça e é assim que vai ser a minha vida”, enfatiza. 

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). O projeto foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP), no valor de R$ 500 mil.

No total, 15 turmas com 228 alunos realizaram aa formações Foto: Luís Oliveira

Conforme o secretário de Turismo, Marcelo Messias, a formação é uma importante contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho acreano.

“Nós estamos entregando para o mercado de trabalho novos profissionais na área do empreendedorismo e do turismo. Isso só tem a fortalecer o nosso mercado aqui, as pessoas que visitam o nosso estado, as pessoas que trabalham e que vivem aqui dentro. Esse curso vai desde a área de beleza, a área de costura, a área administrativa. E tenho certeza que, a partir de hoje, o mercado de trabalho terá mais mão de obras qualificadas e com pessoas querendo realmente fazer a diferença”, afirma.

A diretora de empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, ressalta que com a formação os alunos estarão aptos para as oportunidades de emprego que surgirem em suas caminhadas. 

“Porque realmente a gente não está entregando apenas conhecimento, mas transformação de vidas e famílias que, a partir desse conhecimento, estarão empreendendo de forma consciente e fazendo com que o faturamento realmente seja assertivo, trazendo renda e melhorias para as suas famílias”, destaca.

No total, 15 turmas com 228 alunos realizaram aa formações. Contudo, foram certificados 168 na cerimônia. O objetivo é capacitar, ao final do projeto, 330 alunos. A diretora de ensino do Ieptec, Mara Lima, explica que próxima etapa de formação já está em preparação.

“Essa foi a primeira etapa. A segunda etapa já está sendo preparada, organizada, para retomarmos e concluirmos o atendimento de 330 pessoas até o final deste ano.”, complementa.

“É o futuro do Acre”, disse o governador Gladson Cameli sobre a firmação profissional Foto: Luís Oliveira

O governador do Acre, Gladson Camelí, esteve presente na entrega dos certificados. Em entrevista coletiva, Camelí pontua a relevância dessa formação para as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, principalmente na iniciativa privada.

“Educação te ajuda na parte da saúde, na segurança e cria oportunidades para quem quer realmente vencer. Com a união é que a gente vai vencer os desafios. Aqui tem o apoio da bancada federal, uma emenda da deputada Socorro Neri que deu as condições para que a gente pudesse fazer esse curso de capacitação. E nós temos que ter pessoas qualificadas para que possamos cada vez mais desenvolver o nosso estado”, enfatiza.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Sem Fronteira