Rio Branco, 27 de julho de 2025.

Sem fronteiras 4

Registro no encontro de rios no Acre mostra sofrimento de comunidades isoladas durante período de estiagem

Um registro da estiagem que atinge o território acreano foi publicado neste sábado, 26, nas redes sociais, pelo deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB). Nas imagens, é possível visualizar o baixo nível das águas no encontro dos rios Tarauacá e Jordão, no município de Jordão. Duas pessoas atravessam a área com bicicletas, o que evidencia os efeitos do verão amazônico.

Caracterizado pela seca e altas temperaturas, o período de julho a setembro castiga a população acreana com a ausência de chuvas, o que afeta não só o sistema de abastecimento de água das cidades, como impacta diretamente a saúde de todos, com o agravamento de problemas respiratórios.

Os meses de agosto e setembro devem ser ainda mais críticos, já que registram altos índices de queimadas. Sem a água da chuva, o fogo se alastra rapidamente e intensifica os danos à saúde e ao meio ambiente.

Em sua postagem, o parlamentar do PCdoB salientou que será necessário um olhar atento às comunidades isoladas.

“A estiagem na Amazônia acreana promete ser severa este ano e demandará do poder público um olhar atento para evitar o desabastecimento das cidades isoladas”, disse Edvaldo Magalhães.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Detran-AC