
Com o tema: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada nesta quarta-feira, 30, no auditório da escola Jornalista Armando Nogueira, das 8h às 15h.
As inscrições para participar do evento estão disponíveis e seguem abertas esta terça-feira, 29. Os interessados podem se inscrever através deste link https://www.even3.com.br/6-conferencia-municipal-dos-direitos-da-pessoa-idosa-6-comudipi-608185/.
São 80 vagas para pessoas da sociedade autônomas ou ligadas a alguma organização da sociedade civil (entidades, associações, sindicatos, conselho, entre outros), 50 vagas para pessoas que atuam nos órgãos públicos (municipais, estaduais e/ou federais) e 20 vagas para convidados (pessoas que participarão pontualmente em alguma atividade da conferência).
O evento tem como objetivo promover a participação social para propor ações que garantam o direito de envelhecer com dignidade, além de identificar desafios do envelhecimento plural no país.
A conferência terá como eixos temáticos o financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; o fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; a proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; a participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e a consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, faz parte da etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece de 5 a 8 de novembro, em Brasília.