Rio Branco, 19 de agosto de 2025.

ac.gov.br

ApexBrasil inaugura escritório em Salvador para fortalecer exportações do Nordeste

Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró

Jorge Viana durante inauguração do escritório da ApexBrasil em Salvador: Foto Ascom Governo Bahia

Salvador sediou, na última segunda-feira,18, a inauguração do novo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A solenidade contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ex-governador do Acre.

A iniciativa marca um passo importante para ampliar a presença da agência na região Nordeste, apoiando empresas locais com potencial de atuação internacional. A Bahia, que já ocupa posição de destaque como maior estado exportador do Nordeste, deve ganhar ainda mais protagonismo com a chegada do escritório.

“É um dia histórico para nós. Já somos o primeiro estado do Nordeste em exportações e queremos ampliar ainda mais, fortalecendo a economia da região. Com esse escritório, poderemos planejar e capacitar empreendedores nas mais diversas frentes: arte, cultura, indústria e agronegócio”, destacou Jerônimo Rodrigues.

Para Jorge Viana, a expansão da ApexBrasil é estratégica para aproximar a agência dos produtores e empresários locais. “A Bahia é o estado que mais exporta no Nordeste. Agora teremos uma presença direta aqui, somando forças para impulsionar as exportações brasileiras. Além de Salvador, vamos abrir escritórios também em Cuiabá e Belo Horizonte”, afirmou.

Durante a cerimônia, foram assinados memorandos e declarações estratégicas, que incluem desde o incentivo à exportação de cacau até o apoio a empreendedores baianos com foco no comércio exterior.

O novo espaço reforça as metas do governo federal de ampliar as exportações, atrair investimentos e gerar empregos, fortalecendo a integração econômica da Bahia e do Nordeste com o mercado internacional.

Compartilhe em suas redes

23.1---DIGITAL_MASTER---PMRB_FAMÍLIA-ACOLHEDORA