O Acre caiu 3 posições em relação a 2024 no pilar Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados 2025. Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking divulgado nesta terça-feira, 9, apresenta o estado na 26ª posição, o que evidencia os desafios enfrentados pela gestão pública no processo de desenvolver ações de crescimento econômico em conformidade com a preservação ambiental.
Conforme o levantamento, o estado com os melhores indicadores de sustentabilidade ambiental são o Distrito Federal, o Paraná e São Paulo. O Acre ficou à frente apenas do Maranhão.
Na Região Norte, o estado com os melhores indicadores é o Amazonas, que ocupa a 8ª posição. Amapá é o 12º, Roraima 13º, Rondônia é 20º, Tocantins 23º e o Pará o 24º colocado.
A pesquisa avalia indicadores relacionados ao pilar central, como emissões de gases poluentes, saneamento básico, manejo de recursos hídricos, entre outros. Segundo o levantamento, o indicador “Transparência das Ações de Combate ao Desmatamento” caiu 6 posições, o que contribuiu para o resultado negativo.
No entanto, o Acre também apresentou avanços em diversos indicadores, como: Emissão de CO2 (+4); Serviços Urbanos (+ 1); Tratamento de Esgoto (+6); Perda de água (+1); Reciclagem de lixo (+2) e Recuperação de Áreas Degradadas (+2).
Confira o ranking completo.
