
Entidades sindicais, políticos e ativistas culturais estão convocando um ato contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia para este domingo, 21, a partir das 16h30 no Lago do Amor, em Rio Branco.
A justificativa é que as duas propostas discutidas no Congresso Nacional ameaçam a democracia e o direito do povo à justiça. O ato terá também intervenções artísticas que, segundo os organizadores, dão esperança e reafirmam a voz da sociedade.
Na convocação, dizem ainda que ainda que o chamado é para todos que acreditam em um país mais justo e democrático. O pedido é para que os manifestantes usem trajes da cor preta, como símbolo de resistência.
A PEC da Blindagem aprovada na Câmara dos Deputados proíbe a abertura de ações criminais contra deputados e senadores sem autorização do parlamento, o que os manifestantes acreditam que pode favorecer a corrupção no uso das emendas parlamentares.
Já a proposta de anistia propõe anistiar os condenados pelos atos golpistas. Na última quarta-feira, 17, foi aprovada a urgência para que o Projeto de Lei seja analisado no Congresso Nacional. Entre os beneficiados, caso aprovado, está o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de um golpe de Estado.