A família de Alcione do Nascimento Nunes, um paciente oncológico em tratamento na Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), denuncia a falta de cuidados e humanidade no atendimento prestado pela unidade de saúde. De acordo com relatos, Alcione está usando uma sonda de gastrostomia inadequada, o que afeta de forma grave a alimentação e condição clínica.

Irmã de Alcione, Clara do Nascimento Nunes afirma que a família busca ajuda no hospital com frequência, mas não encontra soluções para o problema. “A sonda utilizada não é específica para o caso dele. Todo o alimento que ele ingere retorna, e com isso ele tem perdido peso e se debilitado cada vez mais”, disse Clara.
Os familiares também denunciam que uma sonda destinada ao uso urinário foi colocada em Alcione sem consulta prévia, o que agravou o estado do paciente.
O abdômen de Alcione Nascimento apresenta queimaduras devido ao retorno de alimentos ácidos e a falta de hidratação e nutrição arqueada compromete as condições necessárias para sobreviver. A família afirma que se colocou à disposição para comprar a sonda adequada, caso o Estado não pudesse fornecer, mas não houve respostas.
A família pede que o paciente receba uma sonda correta, o que irá permitir que ele se alimente de maneira digna. “O que pedimos é o mínimo, que ele possa ter uma sonda correta, que permita se alimentar. É doloroso assistir alguém já tão fragilizado pela doença enfrentar ainda mais sofrimento por falta de cuidados básicos”, relatou a irmã.
O Portal Acre procurou a gerência da Unacon, que garantiu que o paciente está sendo acompanhado pela equipe médica da unidade de forma integral e humanizada.
Nota pública sobre atendimento de paciente na Unacon
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), informa que o paciente citado em matéria jornalística vem sendo acompanhado pela equipe médica da unidade.
Nesta semana, o caso foi avaliado pelo cirurgião responsável, que também conversou com a família sobre o quadro clínico. Neste sábado, 4, o paciente procurou novamente a emergência da Unacon, onde permanece internado e recebendo acompanhamento integral da equipe multiprofissional.
A Sesacre reafirma seu compromisso em garantir cuidado integral e humanizado aos pacientes e suas famílias.
Kelcineia Araujo
Gerente-Geral da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre
Veja o vídeo: (As imagens a seguir podem gerar desconforto)