Rio Branco, 2 de novembro de 2025.

1200x250 (3)

População de Xapuri denuncia falta de abastecimento de água no bairro da Sibéria; Saneacre afirma que resolverá situação

Moradores do bairro da Sibéria, localizado no município de Xapuri, denunciaram ao Portal Acre que estão há quatro dias sem abastecimento de água devido a um problema na tubulação que compõe a rede de fornecimento.

Em vídeo enviado à reportagem do Portal Acre, é possível visualizar o grande vazamento que está afetando um dos tubos e comprometendo o abastecimento na região.

Problema na tubulação interrompe fornecimento de água em Xapuri. Foto: Reprodução

Procurado para saber quais medidas estão sendo tomadas para resolver a situação, o gerente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) em Xapuri, Elton Feitosa, confirmou que o rompimento aconteceu entre segunda, 27, e terça-feira, 28, e explicou que, para conseguir realizar o reparo é necessário um caminhão munck para realizar o transporte de cargas pesadas.

“Como o rio encheu um pouco, para fazermos esse reparo precisamos do munck da firma da ponte, estão fazendo a ponte aqui e vão nos ajudar. só que o munck não passa na balsa do jeito que a água está, o munk não passa. Então, assim, é a única forma de fazer o reparo, porque se baixar lá vão quebrar todos os canos e com isso os moradores vão ficar sem água mesmo. Praticamente eu estou dependendo disso para fazer esse reparo, até para chegar ao local ninguém consegue”, explicou.

Elton complementa também. “Precisamos que o munck consiga passar para o outro lado onde já está o material, e todo mundo está só no aguardo para conseguir resolver essa situação. Tipo assim, o rio deu uma enchida, está distante a balsa, está até passando água, então o munck engancha e não consegue subir na balsa do jeito que está e se ele soltar da balsa, é um meio também de fazer esse transporte, então praticamente estou de mãos atadas, eu não consigo fazer nada sem essa ajuda”, acrescentou.

O gerente da Saneacre detalhou ainda que, provavelmente, chega uma pequena quantidade de água em algumas residências e, por isso, a equipe ainda faz a ligação de uma bomba que auxilia no abastecimento.

“Ligamos a bomba para dar uma pressão maior, porque desde que foi rompido a água da Sibéria, que era por dentro do rio, o bairro tem essa dificuldade. Então, colocamos uma bomba que praticamente faz a sucção da rede, ajudando no abastecimento. Porém, com esse vazamento perde pressão e a água não vai subir na caixa d’água”, disse.

Eltom também pontuou que acredita que na parte inicial do bairro os moradores devem estar recebendo um pouco de água. “Agora, para o final, com certeza não. Então, assim, como falei, estou de mãos atadas. Do jeito que está, não conseguimos chegar até o local, não dá pra mexer, porque se baixar o cabo de aço que segura, vai quebrar os outros canos e, aí sim, vão ficar totalmente sem água”, afirmou.

Pouco antes de fechar esta reportagem, Elton confirmou que o munck conseguiu atravessar a ponte e, a partir disso, serão feitos os reparos na tubulação.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Solerni Energisa Solar