O vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), o professor Josimar Batista Ferreira, publicou uma nota pública em suas redes sociais nesta segunda-feira, 10, denunciando perseguição interna e retaliação política dentro da gestão universitária. A publicação mostra uma das maiores crises políticas internas de sua história recente e evidencia o rompimento do professor com o grupo que comanda a instituição desde 2012.
A manifestação do vice-reitor ocorreu após a reitora Guida Aquino, decidir retirá-lo da chefia da Assessoria de Cooperação Interinstitucional (ACI), cargo que Josimar ocupava desde 2018. A medida, adotada sem consulta prévia, foi interpretada pelo professor como um ato de retaliação, especialmente diante da proximidade das eleições para a Reitoria.
Em sua nota, Josimar afirmou que a decisão “configura um desmonte deliberado que visa atingir minha atuação institucional, canalizando a função pública para o exclusivo atendimento de interesses particulares, em detrimento da própria UFAC”. O texto evidencia as tensões e disputas internas que vinham se acumulando na alta administração da universidade.
O vice-reitor também relatou que o afastamento da ACI não é um caso isolado, mas parte de um “projeto sistemático de enfraquecimento” de sua atuação. Josimar mencionou ainda outros episódios, como a negação do direito de substituir a reitora em ausências oficiais, prerrogativa prevista no regimento da instituição.
Servidores consultados pelo portal afirmaram que a nota pública representa um ponto de ruptura definitiva entre Josimar e Guida Aquino, marcando o início de uma disputa política aberta pela sucessão na Reitoria. O vice-reitor, até então aliado do grupo que ajudou a eleger, deve agora se posicionar como oposição à atual gestão, criticando o que descreve como práticas centralizadoras e autoritárias.
“Seguirei firme cumprindo meu dever institucional, com dignidade e lealdade à missão da universidade. E, como sempre, ao lado da comunidade, defenderei os valores que nos unem: a justiça, a igualdade, o pluralismo e a democracia”, afirmou o vice-reitor no texto.
A equipe de reportagem do Portal Acre entrou em contato com a reitora da Ufac, Guida Aquino, para obter um posicionamento sobre as acusações feitas, mas, a mesma não atendeu as ligações e nem as mensagens. Instantes depois, publicou uma nota em suas redes sociais, onde afirma que a decisão foi tomada em conjunto com a equipe de Gestão da UFAC. A decisão tomada em conjunto com a equipe de Gestão da Ufac Leia abaixo.
Nota de Esclarecimento – Reitora Guida Aquino
Como reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), sinto-me no dever de me posicionar publicamente diante das informações e interpretações manifestadas recentemente na Nota Pública divulgada nas redes sociais do Vice-Reitor, Prof. Josimar Ferreira, envolvendo a mudança na chefia da Assessoria de Cooperação Interinstitucional (ACI).
Não tinha a menor pretensão de tratar dessa questão nesse espaço, mas, em nome da transparência e por respeito a toda comunidade universitária, venho restabelecer a verdade, diante de uma narrativa desconectada da realidade e desprovida de fundamentos normativos.
A decisão tomada em conjunto com a equipe de Gestão da Ufac foi amparada pela necessidade de readequar um setor estratégico diante dos novos desafios que enfrentaremos, especialmente com a criação da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (PROINT) pelo Conselho Universitário.
A ACI é responsável por articular e dinamizar parcerias nacionais e internacionais, promover cooperação acadêmica e científica, apoiar intercâmbios e captar recursos externos. Diante da importância crescente desse setor para o sucesso da PROINT e do fortalecimento da Ufac como um todo, julgamos fundamental que a chefia da ACI tivesse perfil ainda mais dinâmico, capaz de impulsionar a universidade frente às rápidas mudanças e oportunidades do cenário atual.
Em hipótese nenhuma houve redefinição de vínculo hierárquico da ACI. Diferentemente do exposto na referida nota, a ACI é e sempre foi unidade de assessoria direta à Reitoria, nos termos do estabelecido no art. 81, inciso II, alínea b, do Regimento Geral da Ufac, de modo que a chefia da unidade é cargo ou função de confiança da Reitoria. Rejeito, portanto, a narrativa de afronta pessoal ou retaliação política.
A designação de novo responsável pela condução das atividades da ACI faz parte de ação visando melhorar a organização administrativa daquela unidade.
Guida Aquino
Reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC)








