
O Acre registrou mais de 4,6 mil ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas ao longo de 2025, segundo levantamento divulgado nesta semana pela Energisa Acre. O número representa um aumento em relação a 2024, quando foram contabilizadas cerca de 3,7 mil ocorrências.
Além da elevação no total de registros, também cresceu o número de consumidores impactados. Em 2024, aproximadamente 210,5 mil clientes foram afetados por interrupções relacionadas a raios. Já em 2025, esse número se aproximou de 220 mil — um acréscimo superior a 9 mil unidades consumidoras atingidas.
A maior parte da rede elétrica no estado é aérea, o que a torna mais vulnerável à ação de fenômenos naturais, especialmente durante o inverno amazônico. Tempestades intensas, ventos fortes e objetos arremessados contra a fiação aumentam a probabilidade de falhas no fornecimento.
De acordo com a distribuidora, a intensificação dos eventos climáticos tem sido um fator determinante para o crescimento das ocorrências. O coordenador do Centro de Operações da Energisa Acre, Jhony Poças, afirma que a empresa mantém ações permanentes para minimizar os impactos.
“Trabalhamos de forma preventiva ao longo de todo o ano, com manutenção contínua e equipes preparadas, para reduzir os impactos das tempestades e garantir mais segurança e agilidade no atendimento aos clientes. Além disso, desde que a Energisa chegou ao Acre, muitos investimentos foram realizados na rede, mas nesse período também, a região vem sendo impactada com eventos climáticos cada vez mais severos”, destacou.
Para enfrentar o período mais crítico, a concessionária adota um plano de contingência específico para tempestades. As medidas incluem reforço das equipes em campo, apoio logístico, suporte de tecnologia da informação e, quando necessário, utilização de grupos geradores para garantir o fornecimento temporário de energia.
Segundo a empresa, a atuação envolve diferentes áreas operacionais, com mobilização antes, durante e após cada ocorrência, buscando reduzir o tempo de interrupção.
R$ 2,4 bilhões em investimentos
A Energisa Acre informou ainda que, até o fim de 2025, foram investidos R$ 2,4 bilhões na modernização do sistema elétrico no estado. Os recursos foram destinados à construção de novas subestações, modernização de equipamentos e implantação de tecnologias que permitem o religamento automático de trechos da rede.
Esse sistema possibilita que parte do fornecimento seja restabelecida de forma remota e automática, mesmo antes da conclusão total dos reparos pelas equipes técnicas, o que contribui para diminuir o tempo de interrupção para milhares de consumidores.








