Na sessão desta quarta-feira, 21, a Câmara Municipal recebeu, na Tribuna Popular, representantes do projeto Hortas e Fazendinhas nas escolas de Rio Branco.
A iniciativa está em processo de se tornar um Projeto de Lei (PL), apresentado pelo presidente Câmara, Joabe Lira (União).

“O objetivo do programa é promover a saúde, sustentabilidade, valores, empreendedorismo e agronegócio em ambientes escolares.”, conta a coordenadora do projeto, Marilu Aguilar.
O programa atende mais de 4 mil crianças de 13 escolas da capital e construiu mais de 38 espaços como hortas e galinheiros. Segundo Marilu, com o trabalho também são desenvolvidas questões sobre sustentabilidade e saúde.

“O que é primordial para as crianças desde cedo. Promover essa alimentação saudável por meio dessas plantas medicinais, de produção orgânica”, comenta Aguilar.
Conforme Léia Lima, coordenadora da escola Maria Izaliz Correia Teixeira, a intenção de participar da Tribuna Popular é que o projeto receba o apoio dos vereadores.
“Alcançando a escola, nós estamos alcançando crianças e famílias para algo tão grandioso que vem não só na questão do ambiente, do plantio, mas na questão da sustentabilidade de uma consciência ecológica, nutrindo a empatia, nutrindo o respeito e valores nas crianças.”, destaca.
O vereador Samir Bestene (PP) pontuou que a Câmara vai apoiar e ajudar a fortalecer o projeto, para que ele seja ampliado e implementado em mais escolas. “Então só tenho a parabenizar e, com o nosso mandato, vamos fortalecer esse projeto para que ele possa se estender a outras escolas”.