
Ao reunir 20 imagens aéreas registradas a partir de sobrevoos nos geoglifos da Amazônia, o fotógrafo e jornalista Diego Gurgel realizará a mostra fotográfica “Aurora Nubilosa” a partir das 9 horas desta terça-feira, 23, no Salão Nobre do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC).
As fotografias que compõem a exposição são resultado do trabalho desenvolvido por Diego desde o ano de 2009.
Em entrevista ao Portal Acre, Diego contou que a experiência visual da mostra promete ao público oferecer imagens que capturam o momento em que a neblina cobre a floresta durante o período do amanhecer. Segundo o fotógrafo, a mostra tem como objetivo expor os registros destas experiências para aqueles que não têm a oportunidade de visualizar o fenômeno pelo ângulo de quem está sobrevoando a região.
Diego também destacou o caráter cientifico, filosófico e poético que constitui o fenômeno capturado pelas lentes dele: “Falando cientificamente, filosoficamente e poeticamente a neblina, a aurora nubilosa é literalmente a respiração da floresta. Vemos que somos um organismo vivo junto com ela, e a neblina é esse fenômeno, a floresta transpirando, mostrando que ainda está ali, de pé, viva”, comentou.
O fotógrafo agradeceu ao Instituto Geoglifos da Amazônia e ao pesquisador Alceu Ranzi, pela oportunidade e confiança oferecidas a ele durante a realização do projeto.
Sobre o nome da mostra
Para Diego a escolha do título da mostra partiu do reconhecimento da necessidade do povo amazônico em apropriar-se da beleza natural que o cerca: “A aurora nubilosa eu considero um fenômeno nosso, que como eu batizei esse nome, a gente tem que tomar posse disso, enquanto um fenômeno legítimo nosso, amazônico, que acontece num determinado período da manhã”, destacou.
O fotógrafo ainda destacou que a experiência gera uma reflexão: “Porque é muito rápido você ter oportunidade de ver a grandiosidade da Amazônia, o quão pequeno que a gente é, mesmo nesse contexto urbano, olhando lá de cima, a gente pensa em várias coisas, né, na beleza da Amazônia, do universo, do planeta”.
Diego ainda conta que o fenômeno produz diversas imagens a cada dia: “Você pode subir um milhão de vezes lá, sobrevoar a Amazônia mais de 100 vezes, você nunca vai ver a mesma coisa”, disse.
A mostra como parte de uma realização profissional
Com mais de 18 anos de profissão, o fotógrafo Diego Gurgel contou que o interesse por este tipo de fotografia se desenvolveu ao longo da vida enquanto lia revistas como National Geographic e Super Interessante. Foi no final dos anos 90 que a decisão de seguir este caminho ganhou forma. Diego estudou comunicação e atualmente trabalha com assessoria governamental.
A mostra integra parte da realização do sonho profissional de Diego: “Quando fui fazer faculdade, a minha mãe perguntou o que eu queria fazer e eu disse que queria fazer exatamente isso, trabalhar viajando o mundo, mostrando para o mundo a Amazônia, trabalhando com comunidades ribeirinhas, extrativistas, comunidades indígenas, povos originários”, disse.
O profissional ainda expressou gratidão pelas conquistas que obteve ao longo de sua carreira: “Sou muito grato por tudo que aconteceu na minha vida profissionalmente, até hoje, eu amo fazer isso, amo essa falta de rotina, porque nenhum dia é igual ao outro, para mim isso é fantástico”, conta.
A mostra Aurora Nubilosa é uma exposição itinerante, estreou na Secretaria de Estado de Administração (Sead), em seguida foi para o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e Procuradoria Geral do Estado do Acre (PGE).
Diego explicou que tem ainda a pretensão de levar o projeto para fora do Acre também.









