Rio Branco, 3 de julho de 2025.

ALEAC

Inaugurada há 8 meses, escola avaliada em R$ 4,5 milhões segue desativada em Sena; “Escola foi inaugurada com irregularidades”

Moradores de Sena Madureira procuraram a redação do Portal Acre para denunciar que mesmo após 8 meses da inauguração, a nova escola municipal Hermano Filho, continua desativada pela prefeitura e sem previsão de receber os estudantes.

Escola foi inaugurada em outubro do ano passado pela ex-gestão com irregularidades: Foto Ricardo Amaral

A unidade de ensino fica localizada na rua Maranhão, próximo à entrada da cidade, e foi construída pela gestão do ex-prefeito Mazinho Serafim, com orçamento inicial de 4,5 milhões, para atender crianças que residem nos bairros Cristo Libertador, Jorge Alves Júnior, São Felipe, Rosa Gonçalves, dentre outros.

A escola foi inaugurada no dia 10 de outubro de 2024 pelo ex-prefeito.  A unidade de ensino conta com 12 salas de aulas, e uma quadra poliesportiva coberta. A obra foi iniciada no ano de 2019, mas chegou a ficar cerca de 3 anos paralisadas devido a problemas na liberação de recursos, sendo retomada no ano de 2023.

O que diz a atual gestão

O Portal Acre procurou a secretária municipal de educação, Aurelina Pinheiro, e questionou o motivo de a unidade de ensino não está sendo utilizada. Em resposta, ela afirmou, que a atual gestão recebeu a escola com vários problemas estruturais, referente a cobertura e outras demandas.

“Recebemos a escola com vários problemas já foi comunicado ao Ministério Público (MPAC), que não há condições de iniciar as aulas na localidade. Existem muitas irregularidades, inclusive veio um técnico do FNDE ver a escola de perto, tendo em vista que haviam repassado para ele que a obra tinha sido concluída, mas ele mesmo constatou vários problemas”, disse a secretária.

Ainda segundo a gestora, a escola não será utilizada este ano, por conta dos problemas estruturais. Enquanto isso, os alunos que deveriam ser atendidos na localidade seguem estudando no anexo da escola Raimundo Hermínio de Melo, localizada na Avenida Brasil, próximo a Delegacia de Polícia Civil.

Compartilhe em suas redes

Ban_Energisa_25-06-25