Rio Branco, 22 de maio de 2025.

Sem Fronteira

Audiência Pública vai reunir produtores rurais e autoridades na Transacreana nesta sexta

A Câmara Municipal de Rio Branco realizará, nesta sexta-feira (23), uma Audiência Pública com trabalhadores e trabalhadoras rurais da capital acreana. O evento, proposto pelo vereador André Kamai (PT), atende a uma demanda direta das comunidades rurais e visa discutir o planejamento das ações públicas para o verão amazônico de 2025. A audiência acontecerá às 8h30 no Campus Ifac Baixada do Sol (antigo Colégio Agrícola), localizado no km 19 da Estrada Transacreana (Rodovia AC-90).

Transacreana vai receber audiência pública: Foto cedida

Com a chegada do período seco, intensificam-se os desafios enfrentados pelas comunidades rurais, especialmente no que diz respeito à trafegabilidade dos ramais, escoamento da produção e acesso a serviços essenciais. A audiência busca estabelecer um cronograma transparente e participativo para a recuperação de ramais, manutenção de pontes e mecanização de solo, fundamentais para a agricultura familiar e o abastecimento da cidade.

A iniciativa surge em um contexto de mobilização dos produtores, que têm cobrado ações mais efetivas do poder público. Em março, por exemplo, agricultores da região da Transacreana relataram dificuldades extremas.

Foram convidados para a audiência, que contará com a presença de vereadores, os representantes de diversas instituições, incluindo o Ministério Público do Acre (MPAC), o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), a Secretaria de Estado da Agricultura do Acre, a Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) e parlamentares federais do Acre. Também participarão lideranças sindicais, como o Sindicato dos Extrativistas e Trabalhadores Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa), o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rio Branco (STTR), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Acre (Fetacre) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT/Acre).

Compartilhe em suas redes

Sem Fronteira