Em entrevista ao podcast “Um Dedin de Prosa”, do Portal Acre, nesta terça-feira, 7, o deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa do Estado, Luiz Gonzaga, compartilhou as conquistas da casa em prol da população acreana, como as audiências públicas, que viabilizam a solução de problemas em todos os municípios. Apesar dos avanços, Gonzaga salientou que o futuro da cadeia produtiva da farinha é alvo de preocupação.

Segundo o parlamentar, o diálogo com a Secretaria de Planejamento e de Agricultura para que as casas de farinha sejam mecanizadas foi iniciado.
“As pessoas idosas, que são os responsáveis por esses locais, já estão cansadas, e a juventude não está querendo trabalhar com esse produto, e precisamos entender que a melhor farinha do mundo é a nossa, ela é referência, então estamos articulando para que todas as etapas da produção, desde o plantio, sejam mecanizadas”, disse o deputado.
Gonzaga afirmou que se os produtores tiverem melhores condições de trabalho, a população de forma geral será beneficiada. “Por isso já estamos conversando com o Governo, porque isso com certeza faz com que os produtores arrecadem ainda mais com a farinha e todo mundo se beneficia”, acrescentou.
O secretário também citou outras áreas com potencial de crescimento na região acreana, como o plantio de café, cacau e de coco.