
Um familiar de uma paciente que estava internada em Cruzeiro do Sul denunciou, em entrevista ao Portal Acre, nesta sexta-feira, 11, que diversos pacientes em tratamento no Hospital do Juruá, que saem dos municípios de Feijó e Tarauacá, por meio do Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), têm enfrentado dificuldades para retornar às suas residências após receberem alta médica.
Segundo a familiar, que prefere não ser identificada, ela foi acompanhar a irmã que tem deficiência e afirmou que, após o recebimento da alta hospitalar na terça-feira, 8, teve dificuldades para retornar para casa.
“Eu voltei porque eu peguei carona, porque tinha um pessoal de Tarauacá lá, mas quantas pessoas ficam esperando uma regulação e se não for vai passar semana lá, isso é um absurdo, gente. A gente quer que as autoridades tomem providência disso. Como é que você está cuidando de uma pessoa doente, você pega a alta, ela tem que ir pra casa pra descansar, aí você fica no hospital”, afirmou.
O problema, segundo a denunciante, é que a volta do paciente para casa, só acontece quando a regulação manda um novo paciente à unidade de saúde em Cruzeiro do Sul.
“Quando recebemos a alta, levamos o documento para a regulação e lá falam que quando tiver uma regulação do município de um paciente vindo é que quem tá em Cruzeiro pode retornar”, disse.
Ela relatou ainda que havia uma paciente de Feijó que sofreu um derrame cerebral e que teve alta antes da sua irmã e que ainda aguardava a regulação (outro paciente ser encaminhado para o hospital) para poder voltar para casa. Além disso, ela aponta que faz a denúncia como apelo para ajudar outros pacientes.
“Se eu não tivesse arranjado uma carona, ficar no telefone para ir embora, eu estaria lá até essa hora. Por isso que estou reclamando, essa situação causa desgaste físico, emocional, além de sobrecarregar a estrutura hospitalar, já que um paciente fica ocupando um leito, mesmo já tendo alta do hospital”, disse.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) foi procurada, mas não se posicionou. O espaço segue à disposição, caso haja interesse em um posicionamento.