A Energisa Acre realizou um mutirão de melhoria na rede elétrica que abastece a Transacreana. Aproximadamente 820 quilômetros de rede foram inspecionados, com a atuação de mais de 27 equipes técnicas distribuídas entre linha viva, manutenção e emergencial realizando inspeções, manutenções preventivas e corretivas para garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais.
O Gerente da Energisa Acre, Loureman Azevedo, reforça a importância dessas ações.
“Este mutirão reforça o cronograma de manutenções realizado em localidades específicas. A comunidade pode notar um aumento na movimentação de veículos e equipes da Energisa, e é importante que saibam que estamos trabalhando para garantir a qualidade no fornecimento de energia”, enfatiza Loureman.
Para garantir a efetividade das melhorias, foram realizadas mais de 300 inspeções para verificar as condições de cabos, cruzetas, para-raios, chave-fusíveis, isoladores, transformadores, postes e outros equipamentos da rede elétrica. Em torno de 386 podas preventivas foram realizadas para remover galhos de árvores próximos à rede, com o envolvimento de 18 equipes, incluindo o linha viva, que realiza o serviço com a rede energizada.
Em alguns casos, é necessário realizar o desligamento temporário da rede elétrica. Nessas situações, os consumidores são sempre avisados com antecedência, garantindo que os serviços sejam realizados com segurança e sem prejuízos à população. Por isso, é fundamental que os dados cadastrais estejam atualizados junto à empresa, permitindo o recebimento dos comunicados de Desligamento Programado na região onde o cliente reside.
Para isso, a Energisa Acre utiliza diversas formas de comunicação, como o site oficial, cartas personalizadas, Aplicativo Energisa ON, WhatsApp, e-mail, SMS, além de carro de som e rádio, garantindo que a informação chegue de forma clara e acessível a todos os clientes.
Segurança
A distribuidora reforça que intervenções na rede elétrica são crime e representam um risco grave, podendo causar acidentes fatais.
Somente colaboradores da Energisa, devidamente treinados, qualificados e equipados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), estão autorizados a subir em postes e realizar intervenções na rede elétrica. Com exceção para os profissionais de empresas de telefonia cadastradas na Energisa, que podem acessar os postes dentro dos limites estabelecidos, sempre respeitando as normas de segurança.
Energisa na Comunidade
Além das ações técnicas, a distribuidora promove neste sábado, 20, o Energisa na Comunidade, na escola Professora Dalva de Souza das Neves, localizada no Km 58 da Rodovia AC-90, na Transacreana. O evento tem como objetivo aproximar a empresa da população, oferecendo serviços essenciais que fazem a diferença no dia a dia.

Durante a ação, serão disponibilizados atendimentos como negociações de débitos com condições especiais, inscrição na Tarifa Social de Energia Elétrica, emissão de segunda via de fatura, troca de titularidade entre outros serviços.
A equipe Nossa Energia do Programa de Eficiência Energética (PEE), estará presente realizando cadastros para a troca de geladeiras e ventiladores, além da substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED, que são mais eficientes e econômicos. Para o atendimento, é necessário apresentar um documento com foto, a conta de energia, o número do NIS e uma foto do eletrodoméstico para cadastro. Já para a troca de lâmpadas, o consumidor deve levar as antigas, com limite de até seis unidades.
A empresa intensifica seu compromisso com a segurança da população, promovendo também orientações sobre os riscos da rede elétrica e boas práticas para evitar acidentes com eletricidade.