
O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, afirmou nesta terça-feira, 23, que a Prefeitura segue conduzindo de forma transparente o processo de transição do transporte coletivo da capital após o encerramento do contrato com a Ricco Transportes, previsto para o próximo dia 4 de julho.
A declaração foi dada após a empresa encaminhar um ofício à Prefeitura e à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) solicitando informações sobre os procedimentos para a transferência da operação à futura concessionária.
Segundo Alysson, o processo de contratação emergencial da nova empresa já está em fase final.
“Encaminhamos o edital emergencial, que ficou disponível no portal para que empresas interessadas pudessem participar. Agora estamos no fechamento das propostas e na escolha da futura empresa”, explicou.
O prefeito ressaltou que a transição só poderá ser efetivamente iniciada após a conclusão do certame e a definição da empresa vencedora.
“Uma vez escolhida a empresa, será feita toda essa tratativa, inclusive entre as próprias empresas. O próprio edital prevê que a empresa vencedora absorva a mão de obra local, o que também será tratado junto ao sindicato”, disse.
Alysson reforçou ainda que o contrato atual permanece em vigor até o início de julho e que a concessionária deve continuar prestando os serviços normalmente até lá.
“O que precisa ficar claro é que existe um contrato entre a Prefeitura de Rio Branco e a Ricco. Nós estamos cumprindo a nossa parte e a Ricco precisa cumprir aquilo que está previsto no contrato, que é prestar um serviço de qualidade, dentro dos horários e com a quantidade de ônibus estabelecida”, afirmou.
De acordo com o prefeito, a expectativa é que toda a transição esteja concluída antes do encerramento do contrato atual.
“Até lá, a gente precisa ter toda essa transição feita. Isso será realizado de forma transparente, conforme prevê o edital e também o contrato com a futura empresa”, concluiu.
Na segunda-feira, 22, a Ricco informou ter encaminhado um ofício à Prefeitura e à RBTrans pedindo esclarecimentos sobre o cronograma da mudança de operação. A empresa afirmou que os trabalhadores já estão em processo de aviso prévio e que continuará prestando o serviço normalmente até o término da concessão.








