
Com objetivo de promover experiência prática sobre a produção de café, o ex- prefeito, Tião Bocalom, recebeu formandos do Curso de Agronegócio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC) das turmas dos municípios de Plácido de Castro e Acrelândia, nesta terça-feira, 23.
A inciativa é parte da programação (IEPTEC) para fortalecer o sistema de aprendizagem dos alunos do instituto.
A colônia Paraná é reconhecida como referência no setor cafeeiro do estado do Acre. Durante a iniciativa, os formandos aprenderam sobre técnicas de manejo, produção, colheita e pós-colheita realizadas na propriedade de Bocalom.
Em entrevista ao Portal Acre, Bocalom destacou que fez questão de enfatizar aos alunos a importância do cuidado com a lavoura: “É que tudo que a gente faz, precisa fazer com coração. E quando você cuida bem, você tem resultados muito positivos, como é o caso meu aqui”, comentou.
Bocalom ainda mencionou a empolgação dos alunos: “O que eu gostei de ver aí é que eles estão muito animados com o que estão vendo aqui”, disse.

Na ocasião, o professor do Curso de Agronegócio de Acrelândia, Hadames Wilson, do Ieptec ressaltou a importância de integrar as aulas teórica com a prática. “ Trazer os alunos aqui para essa atividade prática, quando a gente principalmente vive num campo muito teórico, é dar para eles essa imersão e falar para eles de que o Acre é o lugar para eles crescerem”, enfatizou.
Hadames também comentou a relevância do colônia de Bocalom para agregar conhecimento aos alunos durante o dia de campo: “Podemos dizer que a propriedade do Bocalom para a gente, é um deleite, porque é uma propriedade de referência, traz muita inovação, ciência, tecnologia para dentro da propriedade”, destacou.
O aluno do Curso de Agronegócio de Plácido de Castro, Thiago Braga, lembrou que teve aulas de produção de café logo no início do curso. Thiago destacou “Foi basicamente tudo que ele falou pra gente, a gente tá fazendo aqui, a gente escutou isso na escola, e vamos praticar”, disse.
Já a aluna do Curso de Agronegócio de Acrelândia, Maria Fernanda, compartilhou ao Portal que a experiência foi uma oportunidade de expandir seu conhecimento prático sobre o assunto.
Enquanto caminhava pela lavoura Izabella Maia que é aluna do Curso de Agronegócio em Acrelândia destacou a beleza do lugar: “Eu realmente estou muito impressionada com o tamanho que é aqui, bastante café, são muito lindos”, comentou.
A professora do curso de Agronegócio de Plácido de Castro, Jaqueline Passamani enfatizou que os próprios alunos buscam pela implementação de mais atividades práticas. Neste contexto, Jaqueline disse : “Porque é muito difícil para quem está só na sala de aula, vendo só a teoria exaustivo”.

Um negócio lucrativo
Um dos pontos mais marcantes durante o encontro de Bocalom com os alunos do agronegócio foi o momento em que o ex-prefeito apresentou os números eu indicaram a lucratividade gerada pelo setor em sua propriedade. Bocalom destacou os lucros obtidos em 2025: “560 sacos foram vendidos a uma média de R$ 1,2 mil reais cada saca lucrou R$ 700 já que o saco saiu por R$ 500 ”, disse. Bocalom complementou que lucrou cerca de R$ 400 mil líquidos com 4 hectares de café.
Ainda sobre o lucratividade, Bocalom ressaltou a expectativa de aumento: “Só que como a minha produtividade aumentou muito, evidentemente que meus lucros também não serão iguais ao ano passado, mas serão muito parecidos, porque nós tivemos produtividade a maior”, declarou.




















