Rio Branco, 25 de junho de 2026.

Campanha Prefeitura Trabalha pra Gente

Sula diz que escombros da ponte em Sena ainda não foram retirados por determinação da polícia e diz que nova construção deverá ocorrer em outro local

Desabamento de ponte em Sena foi um dos principais assuntos da participação de Sula Ximenes no podcast do Portal Acre – Foto Lucas Dourado

A presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Sula Ximenes, afirmou nesta quarta-feira, 24, que uma eventual nova ponte sobre o Rio Iaco, em Sena Madureira, deverá ser construída em outro local.

A declaração foi feita durante participação no podcast Um Dedin de Prosa, do Portal Acre, ao comentar os desdobramentos do desabamento da estrutura da ponte Frei Paolino Baldassari, no começo deste mês.

Segundo a presidente, os estudos preliminares apontam que o problema que provocou a queda da ponte não foi estrutural, mas geológico.

“O problema não foi estrutural. O problema é geológico. A ponte caiu em bloco, ela não caiu fragmentada. Se tivesse sido estrutural, ela teria se rompido em vários pontos. Mas, isso só vai ser realmente esclarecido com as as perícias técnicas que estão sendo realizadas”, explicou.

A presidente afirmou que o local onde a ponte estava instalada não oferece condições para uma nova construção.

“Ali onde a ponte está hoje eu garanto que não se reforma. Uma nova ponte naquele mesmo local é inviável”, declarou.

Sula Ximenes também explicou que os escombros permanecem no rio por determinação dos órgãos responsáveis pelas investigações. Segundo a presidente, a Polícia Civil, a Polícia Federal e o próprio Deracre realizam perícias para identificar as causas do desabamento.

“Nós não podemos mexer em nada até que as perícias sejam concluídas. Se mexermos nos escombros, comprometemos a investigação”, disse.

Enquanto a situação definitiva não é resolvida, o governo estadual adotou medidas emergenciais para garantir a mobilidade da população.

De acordo com Ximenes, a Estrada Mário Lobão, que liga os dois distritos da cidade, foi recuperada e duas catraias passaram a operar gratuitamente para a travessia de pedestres.

“A gente sabe que a vida da população mudou e foi afetada. Estamos fazendo todo o possível para amenizar. A Estrada Mário Lobão, por exemplo, são apenas quatro quilômetros que já foram pavimentados”, destacou.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
3
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
4
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
5
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
BANNER SF 300x250

» Notícias Relacionadas

Campanha Prefeitura Trabalha pra Gente