
Com a aproximação do Carnaval 2026, os blocos começaram a se organizar para as competições. Na tarde desta sexta-feira (6), alguns deles se reuniram na sede da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) para decidir sobre a participação do Unidos do Fuxico na competição.
Desclassificado no ano passado por promover propaganda política durante o desfile, o bloco, a priori, não poderia participar do Carnaval em 2026, pois a penalidade seria de um ano. Apesar disso, o Unidos do Fuxico teria se inscrito novamente para a disputa, o que levou o bloco 6 é D+ a protocolar um recurso contra a participação. O vice-presidente do 6 é D+, Cláudio Jansen, explicou os motivos que os levaram à decisão:
“Estamos reunidos para avaliar essa situação sobre os blocos e o que vai acontecer no município. E diante da nossa diretoria, estamos nos reunindo para saber como é que vai ser, se eles podem participar ou não do carnaval, através do recurso que nós entramos, pois consta no edital”, explicou.
No último sábado (31), a prefeitura lançou oficialmente o Carnaval 2026, na Praça da Revolução, com a presença dos blocos, que se apresentaram. Na ocasião, o Unidos do Fuxico também estava presente. A programação, publicada pela Prefeitura de Rio Branco, divulgava a participação do bloco nas festividades durante a semana. O desfile acontece na segunda-feira, de carnaval, dia 16, a partir das 18h30 na Avenida Getúlio Vargas.

Entenda o que aconteceu na reunião
Participaram da reunião desta sexta-feira (6), os blocos: 6 é D+, Sambase, Unidos do Fuxico e Sem Limites. Segundo o vice-presidente do 6 é D+, uma das irregularidades foi a participação de um bloco que não vai participar do Carnaval 2026.
“Nós entramos com recurso, em relação ao que a FGB estava descumprindo no regulamento do ano passado. Houve uma reunião lá dentro, e aconteceu que um bloco que não vai participar do Carnaval, votou, então já se mantém como uma irregularidade. Nós vamos, juntamente com o nosso jurídico correr atrás, porque nós entramos com o pedido e vamos manter, e entrar com outro recurso em relação a isso”, disse Cláudio.
A reportagem do Portal Acre tentou contatar o Bloco Unidos do Fuxico no local, que preferiu não dar entrevistas.
Em nota, o presidente da FGB, Klowsbey Pereira, emitiu uma nota onde confirma a participação do bloco Unidos do Fuxico.
Teve um questionamento por parte do Bloco Carnavalesco 6 é D+, mas a questão já tinha sido debatido e aprovado pela Liga, juntamente com os representantes dos Blocos no ano passado e novamente por maioria dos representantes, foi tudo definido e aprovado.
Todos os Blocos inscritos pelo edital do concurso como: Blocos Carnavalescos: 6 é D+, SAMBASE E UNIDOS DO FUXICO, farão seus desfiles no dia 16/02 ( segunda-feira), a partir das 18:30 horas na Passarela do Samba (Avenida Getúlio Vargas / Avenida Brasil).
Conforme regulamento a ordem dos desfiles serão pelos posicionamentos do resultado de 2025.
1° – Unidos do Fuxico
2° – Sambase
3° – 6 é D+







