Rio Branco, 24 de junho de 2026.

Campanha Prefeitura Trabalha pra Gente

Participação do Unidos do Fuxico no desfile de carnaval gera polêmica; bloco foi desclassificado no ano passado por promover propaganda política

Vice-presidente do 6 é D+ participou de reunião que definiu participação do Unidos do Fuxico no carnaval – Foto: Everton Monteiro

Com a aproximação do Carnaval 2026, os blocos começaram a se organizar para as competições. Na tarde desta sexta-feira (6), alguns deles se reuniram na sede da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) para decidir sobre a participação do Unidos do Fuxico na competição.

Desclassificado no ano passado por promover propaganda política durante o desfile, o bloco, a priori,  não poderia participar do Carnaval em 2026, pois a penalidade seria de um ano. Apesar disso, o Unidos do Fuxico teria se inscrito novamente para a disputa, o que levou o bloco 6 é D+ a protocolar um recurso contra a participação. O vice-presidente do 6 é D+, Cláudio Jansen, explicou os motivos que os levaram à decisão:

“Estamos reunidos para avaliar essa situação sobre os blocos e o que vai acontecer no município. E diante da nossa diretoria, estamos nos reunindo para saber como é que vai ser, se eles podem participar ou não do carnaval, através do recurso que nós entramos, pois consta no edital”, explicou.

No último sábado (31), a prefeitura lançou oficialmente o Carnaval 2026, na Praça da Revolução, com a presença dos blocos, que se apresentaram. Na ocasião, o Unidos do Fuxico também estava presente. A programação, publicada pela Prefeitura de Rio Branco, divulgava a participação do bloco nas festividades durante a semana. O desfile acontece na segunda-feira, de carnaval, dia 16, a partir das 18h30 na Avenida Getúlio Vargas.

Integrantes do Unidos do Fuxico durante esquenta do Carnaval na Praça da Revolução – Foto: Everton Monteiro

Entenda o que aconteceu na reunião

Participaram da reunião desta sexta-feira (6), os blocos: 6 é D+, Sambase, Unidos do Fuxico e Sem Limites. Segundo o vice-presidente do 6 é D+, uma das irregularidades foi a participação de um bloco que não vai participar do Carnaval 2026.

“Nós entramos com recurso, em relação ao que a FGB estava descumprindo no regulamento do ano passado. Houve uma reunião lá dentro, e aconteceu que um bloco que não vai participar do Carnaval, votou, então já se mantém como uma irregularidade. Nós vamos, juntamente com o nosso jurídico correr atrás, porque nós entramos com o pedido e vamos manter, e entrar com outro recurso em relação a isso”, disse Cláudio.

A reportagem do Portal Acre tentou contatar o Bloco Unidos do Fuxico no local, que preferiu não dar entrevistas.

Em nota, o presidente da FGB, Klowsbey Pereira, emitiu uma nota onde confirma a participação do bloco Unidos do Fuxico.

Teve um questionamento por parte do Bloco Carnavalesco 6 é D+, mas a questão já tinha sido debatido e aprovado pela Liga, juntamente com os representantes dos Blocos no ano passado e novamente por maioria dos representantes, foi tudo definido e aprovado.

Todos os Blocos inscritos pelo edital do concurso como: Blocos Carnavalescos: 6 é D+, SAMBASE E UNIDOS DO FUXICO, farão seus desfiles no dia 16/02 ( segunda-feira), a partir das 18:30 horas na Passarela do Samba (Avenida Getúlio Vargas / Avenida Brasil).

Conforme regulamento a ordem dos desfiles serão pelos posicionamentos do resultado de 2025.

1° – Unidos do Fuxico

2° – Sambase

3° – 6 é D+

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
2
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Portal Acre - 300x250 (2)

» Notícias Relacionadas

Campanha Prefeitura Trabalha pra Gente